Uma forma de mobilidade económica, ecológica, social e cada vez mais popular
Partilhar um carro (ou dar / pedir "boleia" como é popularmente conhecido) é uma coisa que já provavelmente fez com alguns dos seus amigos: é simplesmente o facto de deslocar-se com pessoas partilhando os custos da deslocação (geralmente combustível e eventuais custos de portagens / estacionamento).
As estatisticas mostram que os carros em Portugal contêm 1.3 passageiros / veículo, o que representa muitos lugares vazios desaproveitados e um problema a nível ecológico: o número de carros na estrada pode assim ser bastante reduzido visto que muitos outros condutores e passageiros também precisam de efectuar o mesmo trajeto.
Com base nestes factos, o que é também apelidado de "carpooling" no estrangeiro tornou-se uma maneira eficiente de se deslocar na América do Norte, na Europa... e os portugueses estão naturalmente / rapidamente a adotar este bom hábito tendo em conta as várias vantagens que estão associadas a esta alternativa aos transportes individuais e públicos.
A prova disso (fora o rápido aumento de novos membros a usar a plataforma Boleia.net) são:
O serviço Empresas à Boleia é o portal dos colaboradores que partilham carro nas suas deslocações "casa ⇔ trabalho".
Represento uma entidade? |
A minha empresa |
---|---|
Criar uma conta de utilizador |
Testemunhos
"A área em Alfragide é propícia ao carpooling e vários colegas demonstraram o seu interesse em poder partilhar carro para o trabalho."
"Seria impossível fazer esta deslocação sozinho todos os dias. O valor poupado deverá rondar os 260 euros / mês."
Veja a entrevista completa do Marco.