Na última entrevista de membros do Boleia.net, tivemos a oportunidade de apresentar o Emanuel M. que - em deslocações diárias entre Leiria a Lisboa - consegue poupar cerca de 300 euros por mês.
Desta vez entrevistámos o Marco P. que vive em Setúbal mas trabalha em Alfragide (na empresa Nokia, uma das entidades aderentes ao serviço Empresas à Boleia)... e que nos mostra que não é preciso fazer "muitos" kilómetros na ida para o trabalho para se poupar um valor substancial nas contas mensais quando se partilha carro com outras pessoas!
(Aliás, bastam 52 km no caso dele.)
Quando é que iniciou a partilhar carro para o trabalho?
"O grupo inicial começou com 4 pessoas há quase 3 anos."
Como é que nasceu a ideia de partilhar carro com os seus colegas?
"Eu tinha carro da empresa e entretanto foi retirado, as despesas aumentaram, a crise veio para ficar, então enviei um e-mail para a pessoa que dá apoio ao departamento a fim de identificar se existia alguém interessado."
Como encontrou os seus colegas que tinham deslocações compatíveis e vontade de também partilhar carro?
"Depois do envio do e-mail, encontrei outro colega que também andava à procura e o mesmo já tinha contactos de mais duas pessoas de Setúbal, assim falamos e resolvemos fazer a experiência durante 1 mês."
Na sua opinião, quais são as vantagens e desvantagens da partilha de carro com os seus colegas?
"As vantagens são imensas, existe um respeito enorme entre todos, entretanto já fomos 10 pessoas o que nos obrigou a dividir o car sharing por dois grupos. Existiu um caso que uma das pessoas chegava mais tarde ao ponto de encontro o que levou o restante grupo a solicitar a saída do elemento.
As desvantagens para já nenhum de nós encontrou nenhuma, penso que tivemos sorte no grupo que encontramos."
Quanto é que acha que poupa por mês ao deslocar-se para o trabalho de carro partilhado?
"O suficiente para poder vir trabalhar todos os dias para o meu local de trabalho, senão seria impossível fazer esta deslocação sozinho todos os dias. O valor deverá rondar os 350€ (portagens, combustível e desgaste do veiculo)."
Ou seja, considera que poupa cerca de 260 euros / mês graças a partilha de carro com 3 pessoas?
"Sim."
Como é que se organiza com os seus colegas todos os dias? (Alternam semanalmente quem leva o seu próprio carro?)
"Inicialmente existia uma folha de excel onde assinalávamos a pessoa que trazia o carro, visto a troca ser diária e menos cansativa e mais justa no ponto de vista de todo o grupo. Neste momento como somos apenas quatro já está totalmente automático a ordem é sempre a mesma (por idade), existe flexibilidade de trocas directas entre cada um de nós, e funciona muito bem.
O caminho envolve neste momento portagens e cada um assume a responsabilidade do pagamento da mesma, com a excepção da ponte 25 de Abril, onde usamos um cartão viacard também ele partilhado por todos o que faz o nosso percurso muito mais económico."
Há pessoas que pensam que é muito complicado entrar numa rotina de partilha de carro com colegas devido a horários, família, ... Por outro lado, há pessoas como o Marco que já partilham carro há anos (e não com 1 mas com 3 parceiros de deslocação) !
O que respondaria a quem imagina que o carpooling não pode ser "sustentável" / prático? Qual é o "segredo" na sua opinião para que tudo corra bem?
"Não existem muitos segredos, mas o principal é existir bom senso e existirem algumas regras básicas que sendo cumpridas todos conseguimos ultrapassar algum atrito. O cumprimento dos horários é muito importante, mas não somos inflexíveis ao ponto de deixar alguém para trás.
Em relação à gestão familiar, para conseguir estar neste carpooling a minha esposa não pode sendo que sacrifica um pouco o horário laboral dela, tivemos em consideração o horário do infantário, para ser possível esta flexibilidade."
Se também vive na zona de Setúbal e trabalha na zona de Alfragide, entre em contato com o Marco que ainda procura uma pessoa para se juntar ao grupo!
Testemunhos
"A área em Alfragide é propícia ao carpooling e vários colegas demonstraram o seu interesse em poder partilhar carro para o trabalho."
"Seria impossível fazer esta deslocação sozinho todos os dias. O valor poupado deverá rondar os 260 euros / mês."
Veja a entrevista completa do Marco.